quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Breve História: Dimebag Darrell



Dimebag Darrell
Dimebag Darrell foi um musico, especificamente guitarrista, nascido em Dallas 20 de Agosto,1966, mais precisamente no Estado Norte-americano do Texas. Sendo seu pai proprietário de um estúdio de musica em Pandego, Texas, onde Dimebag teve contato com diversos guitarristas de Blues, o que concomitantemente serviu como influencia para que se interessasse pelo instrumento chegando a participar de competições estaduais de guitarra no Texas, inclusive sendo proibido de participar por excesso de vitórias, isso ainda com a idade de apenas 16 anos. Já demonstrava que tornaria-se um músico prodigioso. Entre suas influências estavam grandes bandas como os britânicos do Judas Priest e os americanos do Kiss, Alem de grandes Guitarristas como Eddie Van Halen e Ace Frehley do próprio Kiss e também Randy Rhoads guitarrista da fase solo de Ozzy Osbourne.








Na parte superior:Dimebag e Phil, na parte inferior: Vinnie e Rex 
No ano de 1981 formou juntamente com seu irmão Vinnie Paul a banda Pantera, com Vinnie sendo Baterista da mesma, Posteriormente justaram-se a banda o baixista Rex Brown  e o Vocalista Terry Glaze isso já no final daquele ano de 81. O Pantera inicialmente começoa trilhar o caminho do sucesso com uma proposta mais voltada Glam metal e Hard Rock visto que o Heavy Metal estava em grande declínio no inicio dos anos noventa, nesta fase lançaram álbuns como o Metal Magic, I Am The Night. No entanto, com a demissão do então vocalista Terry Glaze e a entrada do novo vocalista Phil Anselmo em 1988, o som da banda passaria por algumas mudanças tornando-se mais pesado e com fortes influencias do Thrash Metal em musicas como 'Over And Out' e 'Death Trap'. Porem não eliminaram totalmente as musicas digamos mais comerciais com uma pegada mais Hard rock oitentista, presentes no Álbum que veio para mudar os rumos sonoros da banda, lançado em 1988: Power Metal marca a entrada do novo vocalista Phil Anselmo na banda. Um fato interessante sobre este disco é que ele traz Dimebag Darrell como vocalista na ultima faixa "P.S.T."88" o único registro com Darrell nos vocais.





Na lista dos 100 Melhores guitarristas de todos os tempos: Dimebag Darrell foi listado na posição de número 92° pela revista rolling Stones.

Uma das principais figuras do metal moderno, Dimebag Darrell fundou o Pantera com o irmão, o baterista Vinnie Paul Abbott – formando um estilo que combinava grooves brutalmente precisos com toque punk e caminhos melódicos carregados de nuances. Depois de ser assassinado por um fã desequilibrado durante um show com sua banda, Damageplan, em 2004, os tributos vieram de fãs, colegas e antecessores. “Um dos melhores músicos a embelezar nosso mundo”, disse Geezer Butler, do Black Sabbath.


 PRINCIPAIS FAIXAS: Floods, Cemetery Gates, Mouth for War

Fonte:Revista Rolling Stones, 2013



Umas das características musicais que o deixaram bastante conhecido no meio guitarrístico foi o uso dos harmônicos com efeitos de alavanca que dão a impressão de que a guitarra está literalmente  berrando, também ligados a arpeggios, fritação, etc...


Infelizmente no dia 8 de dezembro do ano de 2004, durante uma apresentação de sua banda Damageplan  em um clube na cidade de Columbus em Ohio, um suposto fã provocou uma confusão, durante a confusão esse "fã" saca uma arma e atira no guitarrista decretando assim o fim de sua vida  de forma trágica  e imbecil, não obstante o sujeito ainda atira em direção á todos os presentes no clube ferindo um outro fã e o empresario da banda Chris Palusk. O assassino chamado Nathan Gale foi morto por um oficial da polícia presente no local.

Os motivos que levaram Nathan Gale a cometer tal atrocidade nunca puderam ser definitivamente esclarecidos, contudo pessoas presentes no clube relataram que ele disse antes dos disparos algo relacionado a dissolução da banda Pantera, da qual Dimebag foi fundador junto com seu irmão Vinnie.



Aqui um vídeo da música "In This River" composta pelo também guitarrista e amigo de Dimebag, Zakk Wylde, em sua homenagem.

Discover: Gentle Giant


Gentle Giant é uma banda britânica de rock progressivo dos anos 70. Acabou se tornando uma das mais criativas e memoráveis da cena prog, principalmente pelo fato de seus integrantes serem todos multi-instrumentistas e fazerem vocal. Suas músicas são carregadas de quebras de ritmo e alternância entre instrumentos elétricos e orgânicos, influências barroca e clássica. Promove fusão de estilos como soul, música classica, jazz e folk. 


O "Gigante Gentil" surgiu pelos irmãos Shulman, após o final da banda Simon Dupree and The Big Sound em 1969. Phil, Derek and Ray se juntaram a Martin Smith, Kerry Minnear e Gary Green com o propósito de "Expandir as fronteiras da música popular contemporânea correndo o risco de se tornar bem impopular". Talvez devido a esse pretensioso projeto, tenha ficado sempre no plano de fundo das bandas progressivas mais conhecidas. Foram 10 álbuns de estúdio durante os 10 anos de duração da banda, conceituais em sua maioria, e que falam sobre temas não muito usuais. Em 1972, um dos irmãos (Phil) resolve sair da banda, e o "sexteto" se torna um quinteto. Seus principais trabalhos acabam por ser Gentle Giant (1970), Octopus (1972), Free Hand (1975), The Power and The Glory (1974) e Acquiring the Taste (1971). Funny Ways, Giant, The Advent of Panurge, Pantagruel's Nativity, Proclamation, Alucard, Free Hand, Knots, Just the Same e Think of Me With Kindness são suas músicas mais notáveis.

Embora um tanto quanto difíceis de se assimiliar, suas músicas acabam se tornando muito viciantes para aqueles que as ouvem com frequência, com melodias complexas que despertam a atenção. Essa é daquelas bandas que você toca toda a discografia em sequência, e que com certeza merece estar na sua lista de bandas progressivas preferidas.

Fontes:
https://en.wikipedia.org/wiki/Gentle_Giant
https://pt.wikipedia.org/wiki/Gentle_Giant
http://whiplash.net/materias/news_867/100844-gentlegiant.html

Por Allan Menezes