segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Breve História: Mustaine e o último show com o Panic!



 Dave Mustaine
No final do ano de 1981, Dave Mustaine ainda tocava em sua banda chamada (Panic). Em sua autobiografia, Mustaine: Memórias do Heavy Metal, Dave conta a história do ultimo show com o panic que tinha como plateia um grupo de motoqueiros, mas não apenas motoqueiros de fim de semana como definiu o próprio Dave:

“[...] Um dos nossos últimos shows, no final de 1981, foi também um dos mais memoráveis. Foi um concerto beneficente para um motoqueiro que tinha falecido. Organizar um set liste para um grupo de motoqueiros – e estou falando de caras sérios, não dos que trocam as BMWS por Harleys no fim de semana – pode ser m desafio. Meu gosto era bastante eclético.”. (Mustaine, DAVE, 2013, p.55).

Dave afirma que na época tinha um gosto bastante eclético e que de certa forma tinha um ouvido “aberto” para os mais variados gêneros de rock da época, no entanto para ele seria uma aventura excitante tocar para um grupo de motoqueiros da pesada. Especificamente para esse show Mustaine aprendeu a musica “Bad Motor Scooter”, do Sammy Hagar que tem entre seus versos:


"Até chegar a sua motoneta ruim e passeio

Up para o meu lugar e ficar a noite toda

A primeira coisa na parte da manhã nós vamos estar se sentindo bem

Até chegar a sua motoneta ruim e passeio"


Com isso acabou agradando bastante os perigosos motoqueiros, o Show aconteceu em uma grande reserva em lugar descampado. Dave se divertiu bastante e definiu o show como provavelmente uma das noites mais intensas que já tivera com o Panic, pois estava tocando para motoqueiros que faziam parte de Gangues, isso fez com que Mustaine se lembrasse de um documentário que havia assistido sobre o fatídico Show dos Rolling Stones sob a segurança da gangue de motoqueiros “Hells Angels”, que terminou com um assassinato e uma grande confusão, porém para Dave esse era o lugar onde queria chegar pelo menos ate aquela altura de sua vida:


"Então, eu tinha ideia do que esperar, Estava com medo?"
Claro que não! "Achei que tinha chegado onde queria."



Na reserva, Dave conta que havia um cheiro muito forte de maconha e também de Chili por toda parte e preenchendo o ar por toda a noite. O chili era para uma competição que era realizada entre os integrantes da gangue, além do chili e maconha havia muita cerveja, é claro. Mustaine diz ter contado 13 Barris de cerveja que diz lembrar-se por causa do simbolismo do número, sorte azar, dependendo do caso. A banda não fez passagem de som ou algo parecido. Apenas se reuniram e fumaram maconha aproveitaram a cerveja e degustaram o chili, até que um dos motoqueiros disse para que tocassem. Dave tinha uma parafernália bem moderna e cara para um jovem que vivia de venda de drogas, ele tinha um amplificador e um aparelho conhecido como sistema Wireless Nady que fazia com que sua guitarra não precisasse de um cabo para ser ligada, isso deixou os motoqueiros loucos e se perguntando:


"Caralho!" Como esse cara toca sem nenhum cabo?



Terminando o Show com uma versão rápida e pesada de “Bad Motor Scooter”, quando já estavam desmontando os equipamentos a coisa parecia que ia ficar feia, pois um dos organizadores se aproximou e disse: ---- Que porra vocês estão fazendo? Dave ficou em silencio, seria melhor assim disse ele. Pat Voelkes que era o mais velho da banda e também o mais maduro em lidar com as outras pessoas, negociou com os motoqueiros para tocarem alguns minutos a mais e em troca receberiam um saco de cogumelos alucinógenos “Fechado”


A banda tocou todo o set list novamente e depois usaram os alucinógenos, Dave definiu como uma das piores experiências da vida profissional dele e da banda, falaram segredos um dos outros e coisas que deveriam ter sido guardadas e isso acabaram com o clima de parceria da banda. Alem disso houve um problema mecânico com o Volkswagen Rabbit, eles ainda tentaram empurrar, mas não conseguiram então acabaram dormindo no trailer em que carregavam o equipamento. Junto com a banda iam dois caras, amigos do ramo de vendas de droga de Mustaine eles vigiavam o apartamento quando “Musta” estava fora. Dumb e Dumber eram caras simpáticos, mas sem cérebro segundo Dave. Esses dois sob efeito dos alucinógenos resolveram roubar um dos barris de cerveja dos motoqueiros. O roubo acabou sendo mal sucedido e Mustaine e banda terminaram encurralados pelos Motoqueiros, para se redimir a banda fez mais um show na noite seguinte e assim estavam livres e essa foi a ultima vez de Mustaine com o Panic.


"Não tinha nada mais a dar para o Panic. E o Panic não tinha nada para mim".
Dave Mustaine.



Fonte: Dave Mustaine com Joe Layden: MUSTAINE --- MEMÓRIAS DO HEAVY METAL, 2013.
Tradução: MARCELO BARÃO, BENVIRÁ.


Por: Leonardo Fernandes





Nenhum comentário:

Postar um comentário