segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Breve História: Glenn Frey e os Eagles (1970 à 1973)

Glenn Lewis Frey
Fonte: www.maxfm.com.tr
Glenn Lewis Frey ou apenas Glenn Frey nasceu em uma das cidades mais populosas e mais famosas do centro norte-americano do Michigan, no dia 6 de novembro de 1948. Tinha entre suas qualidades ser músico, cantor, compositor e também trabalhou na área de atuação, porem é mais conhecido por ser um dos membros fundadores de uma das bandas mais icônicas da historia do rock dentro dos gêneros country rock, folk rock e posteriormente o hard rock, o The Eagles. 

No ano de 1970 juntou-se com o baterista Dom Henley para formar a banda Eagles com a ajuda de Linda Ronstadt e do então atual empresário da da banda na época, John Boylan, que contratou ambos, Frey e Henley. Ainda na primavera de 1971 tinham uma turnê de verão marcada, então foram recrutados Randy Meisner e Bernie Leadon para a banda. Após esse período com Linda e incentivados por ela decidiram formar oficialmente os The Eagles


Nessa mesma época ainda no ano de 1970 tinha sido fundada a gravadora Asylum Records, pelo então produtor musical e teatral David Geffen. Os Eagles então assinam com a Asylum Records em 1971 e no ano seguinte lançam seu álbum de estreia autointitulado Eagles.

O disco foi desenvolvido e gravado na Inglaterra no inicio do ano de 72 mais precisamente em fevereiro daquele ano, o álbum teve como encarregado de sua produção Glyn Johns que tinha em seu currículo nada mais do que The Beatles, Rolling Stones, Led Zeppelin, The Who, além de Eric Clapton. Logo, esse primeiro álbum já era um sucesso pelo menos no que concerne ao produtor.



capa do álbum Eagles
Fonte: eil.com

Em 26 de junho de 1972 é lançado "Eagles''. Este disco torna-se um êxito imediato, sendo recebido com ampla aprovação pela critica e bastante aclamado pelo público tendo entrado para o top 40 da Billboard com três singles: a musica ''Take It Easy'' composta por Glenn Frey juntamente com seu amigo Jackson Browne que trabalhou em alguns versos da canção mas desistiu e deu permissão para que Frey trabalhasse nela dali por diante, "Witch Woman" e "Peaceful Easy Feeling". A primeira canção chegou a posição 12° na lista da revista Billboard no Hot 100 que ranqueia as musicas mais vendidas nos Estados Unidos, de quebra a musica ainda elevou os Eagles ao patamar de estrelas como o Led Zeppelin.


O segundo single da banda “Witchy Woman'' foi mais voltado ao Blues com Riffs bem acentuados de guitarra e o baixo em evidencia, ritmo pouco rápido uma genuína balada bluseira. Sem contar no coral bem casado com o vocal de Don Henley que é o compositor desse single, “Witchy Woman” alcançou a posição de numero 9° na Bilboard, e na posição 22° veio a menos aclamada, pelo menos a nível mundial, "Peaceful Easy Feeling".


O Eagles (album) foi muito importante para o cenário do rock mundial e também para a cena local disseminando e popularizando o country rock da região sul da Califórnia. No ano de 2003 a revista estadunidense Rolling Stone publicou a lista com os ''500 melhores álbuns de sempre'' na qual o album referido ficou na posição 374°, o disco também esta presente no livro do escritor Robert Dimery chamado "1001 discos para ouvir antes de morrer" lançado em 2008.



capa do álbum Desperados
O segundo álbum do grupo Americano foi o Desperado, que teve seu desenvolvimento em cima da temática "Velho Oeste''. Neste disco a banda apresenta inclinação para trabalhos conceituais, assim são chamados os álbuns com uma temática especifica. Para a composição do Desperado os Eagles foram buscar inspiração em uma gangue, ou melhor dizendo, quadrilha de ladrões do velho oeste americano, mais conhecidos como Quadrilha de Dalton. Eram um grupo de ladrões foras-da-lei que tinham como especialidade roubar bancos e assaltar trens. Liderados pelos três irmãos Dalton: Gratton Dalton, Bob Dalton e Emmett Dalton.



Este disco também marca o início da parceria nas composições da banda entre Glenn Frey e Don Henley, os dois compuseram para este álbum oito das onze faixas presentes no disco inclusive duas músicas clássicas e bem populares da banda como "Tequila Sunrise" que foi o primeiro single do album e "Desperado" que é um dos maiores sucessos da banda. Essa bela canção tem início com uma breve e belíssima introdução ao piano com toda uma aura romântica enquanto o vocalista e também baterista Don Henley mostra todo seu talento vocal. As guitarras nessa música não aparecem tanto, seguido apenas as notas do piano, realmente uma bela música. O álbum ainda traz algumas canções bem interessantes com elementos de Bluegrass que é a música tradicional e popular americana, esse estilo tem como caracteristicas a utilização de instrumntos como banjo, guitarra acústica, violão, baixo acústico, dobro e violino. É mais difundido na região sul dos Estados Unidos tendo ainda traços da música tradicional britânica. Esses elementos do Bluegrass estão presentes em musicas como "Twenty-One", "Doolin-Dalton" e a balada "Saturday Night". As composições que tem seu foco voltado a temática do velho oeste são "Doolin-Dalton", "Bitter Creek" e a já citada "Desperado".


Lançado em 17 de abril de 1973, Desperado não alcançou o mesmo sucesso em relação ao album de estreia da banda. O disco chegou meramente a posição de numero 41° com somente dois singles nas paradas da Billboard. A música "Outlaw Man" e "Tequila Sunrise", a primeira na posição 59° e a segunda na 61°, respectivamente, no ranking das 500 melhores canções de todos os tempos feito pela revista Rolling Stone a musica "Desperado" ocupou a posição 494°. Realmente esse foi um dos trabalhos que serviu como um divisor de águas na historia dos Eagles, pois com a parceria entre Henley e Frey, a banda seguiu novos caminhos tanto em suas composições quanto na sonoridade do grupo. 




Sua prisão é andar por esse mundo sozinho... 
(D. Henley, G. Frey)



Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Eagles
https://pt.wikipedia.org/wiki/Glenn_Frey
https://pt.wikipedia.org/wiki/Quadrilha_dos_Dalton
https://pt.wikipedia.org/wiki/Asylum_Records
Nota: Wikipedia utilizada para informações bibliográficas


Por Leonardo Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário